Dependência Química Transtornos do Humor Transtornos da Personalidade Transtorno Opositor Desafiador (TOD) Trauma e Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDA e TDAH) Dependência de Jogos Eletrônicos Autismo Adulto Transtornos Alimentares Altas Habilidades e Superdotação em Dependência Química Transtornos do Controle do Impulso e Hipersexualidade Instabilidade e Vulnerabilidade Emocional Casos Clínicos de Alta Complexidade
Dependência Química Transtornos do Humor Transtornos da Personalidade Transtorno Opositor Desafiador (TOD) Trauma e Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDA e TDAH) Dependência de Jogos Eletrônicos Autismo Adulto Transtornos Alimentares Altas Habilidades e Superdotação em Dependência Química Transtornos do Controle do Impulso e Hipersexualidade Instabilidade e Vulnerabilidade Emocional Casos Clínicos de Alta Complexidade

Conselho Familiar

Fortalecendo a Rede de Apoio e a Qualidade do Tratamento.

A Casa Tahoma, alinhada às melhores práticas internacionais no tratamento de transtornos relacionados ao uso de substâncias e saúde mental, reconhece que a participação ativa da família é um fator determinante para a efetividade dos processos terapêuticos e para a manutenção da recuperação em longo prazo.

Diante disso, foi instituído o nosso Conselho de Familiares, um órgão consultivo, participativo e colaborativo, composto por familiares de pacientes que já realizaram o programa de tratamento na Casa Tahoma, obtendo então toda a experiência e aprendizado necessários, além de suas altas expertises profissional e pessoal, com o objetivo de fortalecer as estratégias de cuidado, apoio e corresponsabilidade no processo terapêutico.

Objetivos Institucionais do Conselho de Familiares

  • Aprimorar as práticas de intervenção familiar, oferecendo subsídios práticos e teóricos, a partir da vivência dos familiares, para qualificar as abordagens terapêuticas.
  • Colaborar na construção de diretrizes, políticas e metodologias voltadas para o envolvimento familiar no tratamento, alinhadas às melhores práticas e evidências científicas disponíveis.
  • Atuar como ponte de apoio e escuta qualificada, promovendo espaços de acolhimento, troca de experiências e fortalecimento das famílias, em consonância com os princípios da intervenção sistêmica.
  • Contribuir com sugestões para o desenvolvimento contínuo dos programas de orientação familiar, reforçando os princípios de corresponsabilidade, empoderamento e resiliência.

Fundamentação Científica e Técnica

Estudos robustos em saúde mental e dependência química (McKay et al., 2021; Copello et al., 2005) demonstram que intervenções que integram a família no processo terapêutico:

  • Aumentam significativamente os índices de adesão ao tratamento.
  • Reduzem as taxas de recaída.
  • Promovem maior estabilidade emocional e funcional tanto para o paciente quanto para seus familiares.
  • Potencializam os efeitos das intervenções terapêuticas, favorecendo mudanças duradouras no ambiente familiar e social.

Funcionamento e Governança

  • O Conselho de Familiares é composto por familiares indicados pela equipe técnica e que manifestem interesse em participar de forma voluntária e colaborativa.
  • As reuniões são periódicas e seguem uma pauta previamente definida, com acompanhamento de um mediador da equipe técnica.
  • As deliberações e sugestões são apresentadas à direção técnica da Casa Tahoma, que avalia sua viabilidade e aplicabilidade dentro dos parâmetros terapêuticos e éticos da instituição.

Conselho Familiar

Carlos Henrique Lopes

Conselheiro Familiar

Carlos Henrique Lopes Rodrigues

Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1981.
Atuou no setor de refrigeração industrial nas empresas FRIOTEC, REASUL e RECRUSUL. Desde 1989, é sócio-gerente da empresa ANTAR LTDA. Dedica-se também a atividades voluntárias no Centro Espírita Léon Denis, em Porto Alegre.

David Augusto Lehn

Conselheiro Familiar

David Augusto Lehn

Graduado em Administração de Empresas, com MBA em Negócios.
Atua na área Comercial e de Novos Negócios em empresa do setor portuário, com foco em operações de carga e descarga de navios.

Kelem Vedovelli

Conselheira Familiar

Kelem Vedovelli

Doutorado em Gerontologia Biomédica no Instituto de Geriatria e Gerontologia (IGG-PUCRS), 2017.
Mestrado em Biologia Celular e Molecular pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2011.
Graduação em Fisioterapia pela Universidade Luterana do Brasil, 2003.

Membro da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG).
Coordenadora do Grupo de Interesse em Fisioterapia da SBGG-RS, 2017.

Atuação em Fisioterapia Clínica e Gerontológica, com ênfase em neurofisiologia do envelhecimento e doenças neurodegenerativas, analisando aspectos cognitivos, hormonais e neurotróficos, além de experiência em reabilitação ortopédica, pós-operatória e em diferentes patologias.

Professora do Curso de Extensão na Formação de Cuidadores de Idosos do Instituto de Geriatria e Gerontologia (IGG-PUCRS), 2015–2018.
Membro da Câmara Técnica da Especialidade de Fisioterapia em Gerontologia – CREFITO-5, 2016–2017.

Compromisso Ético e Terapêutico

O Conselho de Familiares não substitui os processos terapêuticos conduzidos pela equipe técnica, mas complementa a nossa trajetória e desenvolvimento com sua experiencia pessoal.

Seu papel é consultivo e de apoio, reforçando os princípios de ética, sigilo, corresponsabilidade e cuidado integral.

Se estiver interessado, entre em contato conosco.

Você falará com um coordenador de admissão para verificar se a Casa Tahoma pode ser adequado para você, e, em seguida, falará diretamente com um diretor clínico.